
O escafrando e a borboleta
dirigido por Julian Schnabel
dirigido por Julian Schnabel
"A incrível história de Jean-Dominique Bauby, que aos 43 anos, quando trabalhava como editor da revista Elle, sofreu um derrame cerebral que lhe causou uma rara paralisia, restando apenas o movimento de seu olho esquerdo. Porém, a sua imaginação e paixão pela vida eram tão imensas que ele arranjou uma maneira de continuar se comunicando através de um alfabeto que ele desenvolveu com as pálpebras."
PS: Odeio sinopses!! Elas não conseguem trasmitir a imensidão do assunto tratado (ou a falta de assunto a ser tratado).

Vou resumir porque o filme é digno de uma tarde de elogios, num bar, com chopp, claro! O diretor conseguiu através de um produto audiovisual, mostrar o olhar do personagem em condições já explicadas acima. Entendem como é a própria controvérsia? Com o início angustiante, o filme consegue nos fazer sentir um pouco do próprio Bauby.
A fotografia é belíssima. As atrizes francesas então, nem se fala. O ator...bem. Para esse me faltam adjetivos. Apesar do drama, o bom humor prende a atenção. Sim, a gente chora. Mas a gente ri demais também. E como se não bastasse, ainda tem Tom Waits na trilha musical. Veja o trailer com a música dele aqui.
Quem ainda não viu, me chame, pra eu ter uma desculpa de assistir de novo!
2 comentários:
Li
Adorei tudo isso.
E a revista LB também.
Já fiz o link no Crônicas Agudas. Não tenho tanta audiência, mas é qualificada; gente que vai gostar daqui e voltar.
Sobre o Tom Waits, ele é um caso à parte. FANTÀSTICO! Escrevi dois artigos sobre ele lá no Agudas: (http://agudas.blogspot.com/2006/08/one-from-heart.html) e (http://agudas.blogspot.com/2007/02/tom-waits-rides-again.html).
SUCESSO!!!
Beijão!
Muito bom o filme, Lica, concordo, já vi há mais de mês. Gosto porque quem conta a história é ele, como no livro. E assim a gente nao precisa ficar imaginando se ele pensa assim, ou exenga assado, ou lembra tudo, porque é ele que tá dizendo!!!!
APLAUSOS
Postar um comentário