sexta-feira, 30 de maio de 2008

Meirelles para ver!


Finalmente estreou o novo longa-metragem do diretor Fernando Meirelles, Blindness (em português: “Ensaio sobre a cegueira”). No dia 14 de Maio, o filme abriu o festival de Cannes 2008. Aparentemente, o público mundial de cinéfilos que estavam presentes à exibição não gostaram tanto assim da adaptação cinematográfica do livro de José Saramago.


Depois de finalizado o processo de captação de imagens do filme, em outubro de 2007, Meirelles penou para conseguir acabar a parte de edição. Como ele explica melhor do que ninguém no blog oficial do filme (blogdeblindness.blogspot.com), chegou a editar DEZ versões da montagem entre opiniões do pessoal da distribuidora norte-americana Miramax, de amigos, e do público em test screenings.

O fato é que o roteiro fala sobre assuntos muito pesados como violência sexual, e tentar traduzir a cegueira em imagens é um grande desafio. Meirelles tem consciência disso. "Se você tem um filme polêmico, não o leve a um festival", disse à imprensa.

O roteiro conta a história de uma cidade que sofre uma epidemia de cegueira repentina. Os primeiros cidadãos contaminados, então, são colocados em quarentena num manicômio abandonado e lá dentro, os criminosos e os mais fortes abusam friamente dos outros. A esposa de um médico (Juliane Moore e Mark Rufallo), ainda com visão intacta, sofre calada ao ver os horrores, fingindo estar cega para acompanhar o marido a fins de ajudá-lo a escapar. Também atuam no filme Gael Garcia Bernal, Danny Glover e a brasileira Alice Braga.

O filme deve chegar aos cinemas no segundo semestre de 2008. Assista o trailer em: http://www.blindness-themovie.com/

2 comentários:

Gi disse...

quero taaaaaaaaaaaaanto assistir!

Anônimo disse...

Tenho a impressão de que vou gostar do filme, independente do que já falaram até o momento.