sexta-feira, 5 de abril de 2013

Aha-uhu! O Vik Muniz é nosso!


Tem exposição nova do Vik Muniz na área! ¨Espelhos de Papel¨ recria quadros famosos a partir de recortes de revistas. De longe, o efeito são obras expressionistas, que lembram as pinceladas de Monet. Ao aproximar-se, no entanto, é possível se perder em imagens e textos das revistas. Dá até para brincar de encontrar celebridades no meio dos recortes.

A mostra acontece de 02 de abril até 11 de maio na Galeria Nara Roesler (Av. Europa, 655). O quadro acima (com detalhe) é uma recriação de ¨After Breakfast¨, de Elin Danielson Gambogi. E a colagem abaixo uma releitura de ¨A Origem do Mundo¨, de Gustave Courbet.

Para quem não conhece, Vik Muniz é um artista paulistano que ficou famoso mundialmente por suas recriações com diversos materiais inusitados. Entre eles, diamantes, chocolate, caviar e até molho de macarrão.

No Brasil, ganhou maior alcance ao fazer trabalhos com material reciclável. Gravou, inclusive, o documentário ¨Lixo Extraordinário¨, entre 2007 e 2009, em que retrata catadores de lixo do Jardim Gramacho, que na época era um dos maiores aterros sanitários do mundo, situado no Rio de Janeiro. Com este mesmo tema, Vik é o responsável pela criação da abertura da novela global Passione.




Nenhum comentário: