segunda-feira, 14 de setembro de 2009

São Bernardo Opaca

Nesta manhã - já não muito boa para mim - cheguei a redação e recebi uma triste notícia: Pierino Massenzi faleceu esta noite (13/09), vítima de um câncer. Quase um anônimo, este senhor vivia isolado num bairro calmo e arborizado em São Bernardo. Tive oportunidade de conhece-lo no fim do ano passado, um encontro agradável que rendeu minha única matéria na página de entrevista do jornal ABCD Maior, que pode ser lida aqui.

O artista plástico italiano Pierino foi cenógrafo e diretor de arte do Vera Cruz, fez mais de 40 filmes por esta marca, que viajaram o mundo. Com mais de 80 anos, continuava cheio de vida, alegria nos olhos e língua afiada para falar mal do que não concordava. E eu concordei com ele, com sua sinceridade, sua índole. Sofro por ter esperado uma próxima oportunidade de conviver mais uma tarde com aquela alma cheia de ensinamentos e doçura. Me entristece ter perdido outra chance de aprender mais.

Perdemos Seu Pierino. Um artista de tanta importância para o cinema brasileiro, tanta contribuição para a cultura nacional e tão preocupado com as desigualdades deste país, que ele adotou e amou. E hoje vejo que não foi Pierino quem ganhou o Brasil, mas foi o Brasil quem ganhou a brilhante passagem de Pierino. E hoje não haveria de sair sol em São Bernardo e nem no meu dia.

Pierino no ateliê de sua casa, em agosto de 2008. Foto: Luciano Vicioni